sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Músicas do Espinhaço - Lançamento do disco "Janelas"

Alô alô, pessoal!

Hoje, estou aqui para contar a vocês como foi o lançamento do disco "Janelas", da banda Músicas do Espinhaço. Dentre os vários shows que eles fizeram pelo estado para lançar o disco, fui conferir o que fizeram no dia 29/08, no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte.

Primeiramente, tenho que falar do teatro. Belíssimo! Estrutura de primeira. Realmente, uma bela escolha. O pessoal de lá está de parabéns!

Isso posto, vamos ao que interessa: à música!

A banda Músicas do Espinhaço é formada pelo violonista e vocalista Bernardo Puhler, pelo baixista e (backing) vocalista Zé Mauro, pelo violinista Matheus Félix, pelo baterista Rafael Furst, e pelo fantástico percussionista Gustavo Campos. Na verdade, essa formação varia bastante ao longo do show, pois os músicos são multi instrumentistas, se revezando em suas funções. Mas o básico, é isso. O show também contou com a participação do pianista Rodrigo Lana em uma das canções.

"Janelas" não é o primeiro disco do pessoal do Espinhaço. Eles já haviam realizado trabalhos anteriores, que nos brindam com pérolas como essa aqui - "Delicadeza":


No entanto, "Janelas" foi o primeiro disco que contou com um maior grau de investimento em termos de produção. Para tanto, se valeram do sistema que, para mim, é o que tem de melhor no momento atual: o crowdfunding. É a terceira via; nem gravadora, nem lei de incentivo. O público que admira e consome o trabalho do artista custeia, no todo ou em parte, o disco, o show, o DVD... Mas essa é uma outra (e excelente) discussão.

Quando se ouve o trabalho da banda, percebe-se logo porque se chama Músicas do Espinhaço. A música vai da mais típica mineira ao repente. A vida do interior se retrata na sonoridade, na ambientação, nas letras. E também, no cenário do show, assinado pela artista plástica Eloise Frota (que também assina a "arte" do disco), e no figurino, assinado por Mony Queiroga. Tudo remete às tradições da gente que vive aos pés da Serra do Espinhaço.



O show é uma bela obra de cancionário. A banda desfila suas canções com habilidade - e com presença de palco, envolvendo a plateia. Há muita interação com o público, e muito bom humor. O vocalista Bernardo e o baixista Zé Mauro são camaradas espirituosos, que dão o tom da conversa. 

Quanto às músicas, os destaques, para mim, ficaram por conta de "Pai de Pai" (como falaram no show, essa não tem no site, tem que comprar o disco!), "Alimento" (Bernardo afirmou ser uma música muito especial para si, em razão de sua temática), "Morro Redondo", "Brilho nos Óio", e "O Correr da Vida Embrulha Tudo", que você pode conferir aqui:



Então é isso, rapaziada! Confiram os shows da banda, compartilhem suas músicas, comprem os discos. Essa é a melhor forma de apoiar a música / cultura da nossa terra.

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário