terça-feira, 18 de agosto de 2015

Riccardo Linassi - participação no Rock In Rio 2015

Alô alô, pessoal!
 
No próximo mês de setembro ocorrerá mais uma edição do festival musical Rock In Rio, na cidade do Rio de Janeiro. E aproveitando a oportunidade, bati um papo com o baterista gaúcho, residente em Minas Gerais há 13 anos, Riccardo Linassi, que irá se apresentar no festival com a sua banda heavy Age of Artemis.


O músico é figura de destaque na cena rock / metal de Belo Horizonte, com sua técnica altamente apurada, que pode ser conferida nos vídeos que ele disponibiliza em seu canal no YouTube e no seu website. Confira aqui uma amostra; vídeo no qual ele executa uma de suas músicas autorais:


Sem mais delongas, segue o bate papo com a fera:
 
E. L. - Riccardo, primeiramente, obrigado por contribuir com o blog! 
R. L. - Boa tarde Eduardo e leitores. Obrigado pelo convite e espero poder elucidar e compartilhar um pouco da minha carreira até aqui.
De antemão, pode-se acessar meu site www.riccardolinassi.com e conferir alguns vídeos, mp3, outras informações também.
 

E. L. - A Age of Artemis está escalada para se apresentar na edição 2015 do Rock in Rio, no dia 24 de setembro, no palco Rock Street, que será inclusive dividido com os mineiros de primeira linha da Eminence. Como está a expectativa para esta apresentação, como estão os preparativos?

R. L. - Pois bem, A Artemis foi uma surpresa na minha vida, ano passado quando fui convidado a fazer um teste e em seguida, ingressei na banda. Desde então, esta preparação, não só para o Rock in Rio, acontece quase que diariamente. Porém, infelizmente pela logística complicada (estou em BH, o Alírio Netto em São Paulo e os outros três integrantes em Brasília), temos que treinar sozinhos em casa, e uma vez por mês ou dois meses, vou a Brasília para fazermos um ensaio geral. A parte boa é que mesmo sendo esporádicos, os ensaios fluem muito bem.
Falando do festival, lembro bem quando vi pela TV o Rock in Rio II (foi ontem - rs), e naquela época eu falei “ainda vou tocar no Rock in Rio V”.  OK, já passou de 5 edições, mas não importa. O que importa é que fomos escalados para tocar lá este ano. É a realização de um sonho. E um ótimo item no currículo. Vai ser muito bom poder encontrar com os amigos do Eminence, que é uma baita banda também.
 

E. L. - Nomes importantes do cenário internacional também irão se apresentar no dia. Alguma expectativa especial para alguma dessas apresentações?

R. L. - Cara, uma das minhas bandas favoritas tocará nesse dia (sorte a minha) Lamb of God. Sou muito fã do Chris Adler e será muito bom poder vê-los ao vivo. Poder ver Alice Cooper também será lendário. Creio que todas as bandas do dia tem seu peso e importância na história. Mas estas são as que mais estou aguardando.

 
E. L. - A famosa pergunta que não pode faltar: passado o festival, quais os planos estão na agenda da Age of Artemis?

R. L. - Já estamos começando compor material para um novo álbum. A ideia inicial era lançar ainda este ano, porém não definimos data, então pode ser que saia ano que vem. Estamos ousando um pouco mais na questão das músicas, não ficando presos ao metal melódico. Vamos aguardar para ver o resultado final.

 
E. L. - Com relação a outros projetos, você também integra a banda Directa, aqui de Belo Horizonte. Como anda o projeto? Previsão de lançamento de material, etc.?

R. L. - A Directa está passando por um longo hiato pós-lançamento do nosso clipe “Fantoches”. Acontece que o Borba (guitarrista) está tocando com a Fernanda Takai (Pato Fu), e por conta da sua agenda de shows não estamos conseguindo conciliar as agendas para novos trabalhos. Mas já retomamos os ensaios com o A.C. Presi, que fará dupla com o Borba nas guitarras, e já temos bastante material composto. O suficiente para dois álbuns pelo menos. Pensamos em um novo clipe também, mas não chegamos definir a música de trabalho. Penso que em breve também faremos shows em BH.
 
 

E. L. - Além da música, você também é envolvido com a poesia, a literatura, tendo alguns lançamentos recentes. Gostaria que falasse um pouco sobre isso; sua relação com a escrita e projetos nesse sentido.

R. L. - Dizem que “há males que vem pra bem”. Sempre gostei de escrever e compor. Escrevi músicas diversas, tendo algumas gravadas com as bandas Ata D’arc, Dinnamarque e Seawalker, e também lancei dois CDs em 2011. Um heavy metal, o outro rock. Minhas letras sempre falam de temas diversos, desde natureza até serial killers. Porém sempre escrevi em inglês, por achar mais sonoro. Já a poesia chegou como uma forma de fuga para colocar pra fora os demônios que me rondavam em determinada época. E foi a primeira vez que arrisquei escrever em português. Eu até escrevia antes, mas nunca gostava de nada. Antes de pensar em livros, postei alguns poemas em meu instagram e a resposta foi positiva. Resolvei então fazer em formato de livro. E acabaram saindo dois volumes: “E Se...”  e “...Fosse Amor” um complementando o outro. Tratam-se de poemas de amor e solidão. Ambos estão à venda no site da livraria http://www.digitalpp.com.br/ .

 
E. L. - Agradecendo a sua atenção e colaboração, algum outro projeto que gostaria de compartilhar conosco?

R. L. - Além dos dois livros, também tenho um instagram e página do Facebook onde posto poemas em inglês, português, bem como letras de minhas músicas. www.facebook.com/kindawords  e @kindawords
Há também minha fanpage www.facebook.com/riccardolinassi onde posto curiosidades da bateria e música em geral.
Para quem quiser ouvir os álbuns solo de 2011, os links:
Atualmente curso Licenciatura em Música na UEMG, e também dou aulas de bateria em minha casa (e breve, via Skype).
Para quem quiser me ver ao vivo, tenho shows semanais com a Banda Cash em BH.
Mais uma vez, muito obrigado pelo convite. Um grande abraço a todos.

 
Então é isso, meus camaradas! Fiquem ligados nos canais do moço para acompanhar o seu trabalho, além de, claro, acompanha-lo ao vivo sempre que possível. E quem tiver a oportunidade de comparecer ao Rock In Rio, não deixe de garantir o seu ingresso para o dia 24/9, para conferir a apresentação da Age of Artemis, além, obviamente, da apresentação no mesmo dia e palco da Eminence, banda clássica e excelente do metal belorizontino.
 
Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário